Assinatura do acordo UE-Mercosul é adiada para janeiro

  • Foto: Reuters/Yves Herman -

França e Itália são os principais opositores à formalização

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou nesta quinta-feira (18) aos líderes da União Europeia, reunidos em Bruxelas, que a assinatura do acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul foi adiada para janeiro.

A formalização do acordo estava prevista para este sábado (20), durante a cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu (PR).

Para isso, era necessária a aprovação prévia da maioria dos 27 Estados-membros do bloco europeu, o que não foi ocorreu, principalmente por causa da resistência da França e da Itália em razão da pressão dos agricultores desses países.

O novo adiamento representa um revés para a Comissão Europeia, a Alemanha e a Espanha, que estavam dispostos a assinar o acordo nos próximos dias, conforme informações da RTP.

O acordo Mercosul-União Europeia criaria uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, reunindo cerca de 722 milhões de consumidores e um Produto Interno Bruto combinado de aproximadamente US$ 22 trilhões. O acordo prevê aos europeus exportar mais veículos, máquinas, vinhos e bebidas alcoólicas para a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em contrapartida, facilitaria a entrada na Europa de carne, açúcar, arroz, mel e soja sul-americanos.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter conversado por telefone com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Segundo Lula, ela não é contra o acordo, mas enfrenta dificuldades políticas internas e pediu um prazo de até um mês para convencer os agricultores italianos.

A França é um dos principais opositores ao acordo e, nos últimos dias, articulou apoio de outros países para adiar a assinatura.
Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que um eventual atraso no acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) pode viabilizar a conclusão do tratado, negociado há mais de duas décadas.

Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista Anterior

Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Moraes autoriza oitiva de Bolsonaro sobre material achado no Alvorada Próximo

Moraes autoriza oitiva de Bolsonaro sobre material achado no Alvorada

Deixe seu comentário